Você está visualizando atualmente Quando um paciente deve optar pela cirurgia robótica?

Quando um paciente deve optar pela cirurgia robótica?

A cirurgia robótica amplia os benefícios das cirurgias videolaparoscópicas (feitas por meio de pequenas incisões no corpo) para procedimentos de alta complexidade que, na urologia, são, principalmente, três:

• Prostatectomia, que é a remoção da próstata em casos de tumores e de glândula muito grande;
  • Cistectomia, que é a remoção de parte ou de toda a bexiga urinária para o tratamento do câncer de bexiga;
  • E nefrectomia parcial, que é a remoção de parte do rim, em casos de câncer renal.

A cirurga robótica permite que o médico opere por meio de incisões menores, que machucam menos os tecidos e deixam menos cicatrizes. Justamente por serem pequenas, garantem menos sangramento, menos infecção, menos dor no pós-operatório e menor trauma ao corpo. Tudo isso faz com que a recuperação do paciente seja bem mais rápida e tranquila.

Câncer de próstata

Nas prostatectomias, que demandam que o cirurgião alcance locais de difícil acesso à mão humana, a cirurgia robótica se revela especialmente vantajosa. A plataforma filtra tremores do cirurgião, permite que as pinças cheguem em locais muito restritos e de difícil acesso, possibilita a realização de rotações em 360º e garantem muito mais liberdade de movimento e precisão para o médico.

Essas condições (e muitas outras) permitem que os delicados nervos da próstata, que controlam a bexiga e a função sexual, sejam preservados. O impacto aos nervos, tecidos e estruturas circundantes são mínimos, o que significa que ambas as funções correm menos risco de comprometimento.

Lembrando que qualquer paciente com câncer de próstata que tenha a indicação cirúrgica pode realizar o procedimento.

Vantagens da cirurgia robótica em relação à cirurgia convencional (aberta):

– É menos invasiva (os cortes são menores)

– Reduz sangramentos, dores e risco de infecção

– A recuperação do paciente é mais rápida

– E o tempo de internação é menor

Vantagens da cirurgia robótica em relação à cirurgia laparoscópica:

– Mais precisão nas cirurgias em locais de difícil acesso, como nas regiões de pelve, diafragma e saída do esôfago

– Visão tridimensional

– Melhor ergonomia (o cirurgião fica sentado em posição confortável, o que ajuda nas cirurgias longas)

– E o fato de ser mais intuitivo, já que o robô reproduz os movimentos do cirurgião. Na laparoscopia convencional, o mecanismo de movimentação dos instrumentos cirúrgicos é inverso: o cirurgião movimenta os dedos para a esquerda e a pinça se move para a direita.