Você está visualizando atualmente Conheça os principais sintomas do câncer de próstata e formas de prevenir a doença

Esse é o segundo tipo de tumor mais frequente entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão. Infelizmente, ainda é comum que a doença só seja descoberta em estágios mais avançados e, por isso, é fundamental conhecer os principais sintomas do câncer de próstata e como preveni-lo.

O que é câncer de próstata

Mais frequente em homens a partir dos 40 anos, o tumor na próstata é uma neoplasia maligna, que costuma ser diagnosticada a partir dos exames de toque retal, de sangue e biópsia.

Atualmente, já existem diversos tratamentos para a doença, entre elas a cirurgia de remoção de próstata (prostatectomia), que pode ser realizada tanto por via aberta quanto minimamente invasiva.

Os principais sintomas do câncer de próstata

A maioria dos sintomas do câncer de próstata também pode ser provocada por outras condições. Então, se você notar algum dos sintomas abaixo, não se desespere: procure um urologista para receber o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado.

Os principais sintomas que indicam câncer de próstata são os seguintes:

• Micção frequente
  • Jato urinário fraco ou interrompido
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria)
  • Sangue na urina
  • Sangue no sêmen
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos, em caso de metástase
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Prevenção do câncer de próstata ainda é o melhor caminho

Na maioria dos casos, o câncer de próstata se desenvolve lentamente, sem sequer ameaçar a vida do homem durante anos.

Como a doença não costuma causar sintomas nesse estágio inicial, o rastreamento tem um papel fundamental na detecção precoce da doença, quando as chances de cura da doença podem ser superiores a 90%.

Em algumas situações, inclusive, fazemos apenas uma vigilância ativa, para acompanhar o desenvolvimento da doença.

Entretanto, uma pesquisa realizada em 2018 pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) apontou que 49% dos homens acima dos 45 anos nunca realizaram o exame de toque retal, fundamental para o diagnóstico da neoplasia.

Eles costumam evitar a ida ao urologista e só procuram o médico quando identificam algum sintoma. O problema é que esperar o aparecimento dos sintomas significa, na maioria das vezes, deixar que o câncer evolua para estágios mais avançados, com tratamento mais difícil e menores chances de cura.

Como prevenir o câncer de próstata na prática

A melhor forma de prevenir o câncer de próstata e outros tipos de tumor é levado uma vida saudável. Isso inclui uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com pouca gordura de origem animal.

A prática de atividade física regular também é fundamental, fazendo o controle do ganho de peso.

Outros fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata são o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas. A American Cancer Society recomenda não ingerir bebidas alcoólicas, mas, se forem beber, os homens não devem passar de duas doses diárias.

Por fim, como falei, é importantíssimo que o homem faça o acompanhamento urológico a partir dos 40 anos de idade, quando o risco de desenvolver câncer de próstata aumenta significativamente.