Você está visualizando atualmente 9 perguntas e respostas sobre a próstata

9 perguntas e respostas sobre a próstata

Você sabia que uma parcela significativa dos homens nem sabe que tem próstata? Esse é só mais um dos motivos pelos quais é importantíssimo falar sobre o assunto e conscientizar mais homens a respeito da importância do cuidado com a saúde.

Por isso, vou responder 9 perguntas a respeito da próstata e algumas das principais doenças que podem acometê-la. Mesmo sendo básicas, esssa dúvidas continuam bastante comuns e são excelentes pontos de partida para entender melhor o aparelho reprodutor masculino. Vamos lá?

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula situada na região pélvica do homem e tem o formato parecido com uma noz, pesando cerca de 20 g. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto, sendo atravessada pela uretra, canal que transporta a urina da bexiga até a extremidade do pênis, por onde é eliminada.

É uma parte fundamental do sistema reprodutor masculino.

Para que serve a próstata?

A função da próstata é produzir a secreção para nutrição e transporte dos espermatozoides, que são produzidos nos testículos e levados até a vesícula seminal. Lá, eles se juntam à outras secreções, formando o sêmen, líquido expelido durante a ejaculação. Cerca de 30% do sêmen é constituído pelo líquido prostático.

Quais doenças podem acometer a próstata?

As principais doenças benignas da próstata são a prostatite e a hiperplasia prostática benigna.

A prostatite se caracteriza por um processo inflamatório infeccioso, causado, geralmente, por bactérias. A infecção costuma ser facilitada após quadros de gonorreia, por exemplo, ou de relações sexuais desprotegidas tanto por via anal quanto vaginal, se a parceira tiver alguma infecção ginecológica.

Já a hiperplasia prostática benigna é o aumento progressivo da próstata, que ocorre naturalmente com a idade. Os nódulos formados pelo aumento da glândula podem obstruir a uretra, dificultando a saída da urina.

Por fim, o câncer de próstata também é uma doença, infelizmente, ainda muito comum.

Por que a próstata aumenta de tamanho com a idade?

A causa exata desse fenômeno ainda não é conhecida mas, provavelmente, tem a ver com as alterações em hormônios como a testosterona e dihidrotestosterona.

Vale ressaltar que é bastante comum, na internet, ver pessoas oferecendo tratamentos caseiros para próstata aumentada. Não caia nessa: procure sempre um urologista.

O que o toque retal tem a ver com a próstata?

O exame de toque retal é o método mais seguro para diagnosticar o câncer de próstata, porque o médico poderá sentir a consistência e tamanho da glândula e perceber a presença de um nódulo.

Esse teste é recomendado para os homens a partir dos 50 anos. Homens negros ou que têm histórico familiar da doença, devem realizar o exame a partir dos 45 anos.

Todo homem vai ter câncer de próstata?

Não! Mas, infelizmente, essa ainda é uma doença bastante comum, afetando 1 em cada 9 homens.

Por isso, a prevenção, com hábitos de vida saudáveis e a realização dos exames periódicos, é tão importante, já que as chances de cura são altíssimas quando a neoplasia é detectada precocemente.

PSA alto significa câncer de próstata?

O exame de PSA teste busca medir a quantidade do Antígeno Prostático Específico (PSA), uma proteína produzida pela próstata, no sangue. Valores alterados sugerem que algo está errado, mas não necessariamente é câncer: pode ser também um aumento benigno da glândula ou uma prostatite.

Por isso mesmo, o toque retal é fundamental.

O câncer de próstata tem tratamento?

Na maioria das vezes, sim. Em casos muito avançados, o tratamento terá objetivo paliativo, para que os sintomas sejam manejáveis e o paciente tenha maior qualidade de vida.

Já em pacientes com tumores em fase inicial ou intermediária o tratamento é perfeitamente possível. Ele pode ser realizado com cirurgia, em que parte ou totalidade da próstata é removida, ou por radioterapia.

Em casos específicos um ultrassom focalizado de alta intensidade poderá ser utilizado.

Como tirar a próstata afeta a vida do homem?

A prostatectomia, cirurgia de remoção da próstata, proporcionará uma mudança central na vida do homem: ele não irá mais ejacular. A sensação do orgasmo não será perdida, mas não haverá mais sêmen.

Entretanto, dois efeitos colaterais desse tratamento podem acontecer: incontinência urinária e impotência sexual. Ambos não só têm tratamento, como também é possível minimizar o dano às estruturas responsáveis pela contenção da urina e manutenção da ereção com tecnologias como a cirurgia robótica.

Se você conhece alguém que também tem essas dúvidas sobre a próstata, compartilhe este artigo. Ele poderá fazer toda a diferença!