5 mitos e verdades sobre o que causa câncer

1. Desodorante: Não há aumento de risco de câncer de mama entre mulheres que usam desodorante Antitranspirante, sinaliza um estudo feito com 813 pessoas com a doença e 793 sem histórico.

2. Depilação a laser:  A radiação dos raios-X, quando passam pelo corpo, podem danificar o DNA das células e provocar câncer. Não é, no entanto, a mesma radiação usada pelos equipamentos de depilação – seja os de laser, seja os de luz pulsada.

3. Autobronzeadores x câmaras de bronzeamento : Os autobronzeadores e o bronzeamento a jato – feito com DHA (dihidroxiacetona) – não provocam mal para a pele. O que é totalmente condenado são as câmaras de bronzeamento, que emitem luzes artificiais. Essas sim podem provocar câncer de pele.

4. Sexo sem Preservativo: Alguns casos de câncer de colo de útero e de pênis estão relacionados ao HPV (Papiloma Vírus Humano), que pode ser transmitido por via sexual. Os de boca também: um estudo publicado pelo A.C.Camargo Cancer Center na revista científica “International Journal of Cancer” aponta que 32% dos tumores de boca em jovens têm associação com o vírus.

5. Obesidade: Estar acima do peso pode aumentar o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, como os de esôfago, pâncreas, mama, rins, vesícula e tireoide. Um estudo americano elaborado em 2007 mostrou que 34 mil novos casos de câncer em homens e 50,5 mil em mulheres estavam relacionados à obesidade. Os motivos vão desde o aumento de insulina no sangue aos hormônios produzidos pela gordura.