Vantagens da cirurgia robótica para câncer de próstata

A cirurgia robótica é um dos principais avanços da medicina do século. Criada nos Estados Unidos nos anos de 1980, a técnica chegou ao Brasil em 2008 e revolucionou a forma de tratar algumas doenças de forma minimamente invasiva e de grande precisão.

Nesses quase 15 anos presente no país, a cirurgia robótica já beneficiou milhares de pessoas nas mais diversas especialidades, sendo a urologia a principal delas.

Cirurgia Robótica no Tratamento do Câncer de Próstata

Para muitos homens com câncer de próstata é recomendada a prostatectomia radical, procedimento em que a próstata e os tecidos ao seu redor são removidos. Tradicionalmente, a cirurgia era realizada como uma operação aberta, depois passou a ser laparoscópica e a técnica mais moderna utilizada agora é a cirurgia assistida por robô.

A prostatectomia radical robótica é um procedimento minimamente invasivo realizado através de pequenas incisões de cerca de 5 cm no abdômen do paciente, onde os braços robóticos respondem a comandos feitos pelas mãos do cirurgião de forma precisa e controlada.

Vantagens da Cirurgia Robótica no Tratamento da Próstata

As vantagens da cirurgia robótica para o tratamento do câncer de próstata incluem:

• menor tempo na sala de cirurgia e menor tempo sob o efeito da sedação;
  • perda de sangue reduzida e menores riscos de infecção;
  • incisões menores, com menos dor no local do corte, recuperação mais curta e cicatrizes pequenas;
  • como o procedimento é minimamente invasivo, o paciente sente menos dor no pós-operatório, necessitando de uma analgesia mais branda;
  • alta hospitalar precoce e retorno mais rápido as atividades laborais;
  • preservação da função urinária e sexual masculina.

Pós-operatório e Recuperação

A grande preocupação da maioria dos homens ao descobrirem um câncer na próstata é se serão capazes de ter uma ereção ou se manterão os hábitos urinários de antes da cirurgia, ou seja, se correm o risco de ter incontinência urinária.

Quando se fala em cirurgia aberta tradicional, realmente esses são alguns dos possíveis efeitos colaterais do tratamento em uma parcela significativa dos operados. Porém, os métodos robóticos são altamente eficazes para preservar o controle da ereção e da micção. Isso acontece porque durante a retirada do tumor, o cirurgião tem uma visão ampliada da região através de uma câmera 3D de alta definição e ampliação da área tratada, o que permite preservar o esfíncter, que controla a urina, e nervos sacrais, responsáveis pela ereção.

Em geral, a micção volta ao normal entre três e seis meses após o tratamento, desde que o paciente siga rigorosamente as orientações do urologista e faça os exercícios recomendados.

A recuperação da ereção vai depender de vários fatores, entre eles a idade do paciente, atividade sexual e ereção antes da cirurgia, cuidados no pós-operatório e, claro, fatores psicológicos. Esse último pode ser determinante para os pacientes, já que influenciam muito na hora do sexo. Em geral, a recuperação completa da ereção após a prostatectomia é de dois meses até dois anos após a cirurgia.

Atualmente, a prostatectomia robótica é considerada o melhor tratamento para o câncer de próstata, independente do estágio em que ele esteja e da idade do paciente. Pacientes jovens são beneficiados pois terão a preservação da função sexual e urinária. Já os pacientes mais idosos, terão uma cirurgia segura, com menos riscos de complicação e recuperação mais rápida (benefícios também para os mais jovens). Os homens com tumores avançados ou que apresentam metástase podem recorrer às técnicas robóticas porque elas conseguem retirar somente a parte afetada pelo tumor, preservando os órgãos adjacentes.

Portanto, se você tem indicação para a prostatectomia, converse com seu urologista sobre os benefícios do método robótico e se ele é indicado para o seu caso.