Teste genético ajuda no diagnóstico de câncer de próstata

Algumas doenças apresentam um potencial de transmissão hereditária ou genética.

Com o câncer não é diferente. Quando familiares próximos têm algum tipo de câncer, essa mutação dos genes pode passar para os filhos e netos, aumentando as chances deles desenvolverem a doença. Nesses casos, exames de rastreamento podem ser extremamente importantes.

Há muitos anos os médicos já usam esses tipos de exames para identificar de forma precoce o câncer de mama e ovário. Ultimamente, os cientistas começaram a perceber que muitas dessas mesmas alterações genéticas podem levar ao risco de um homem desenvolver câncer de próstata.

Riscos para o Desenvolvimento da Doença

Um homem tem de três a 10 vezes mais chances de ter câncer de próstata se seu pai ou  irmão tiverem a doença antes dos 60 anos de idade. Quanto mais membros da família tiverem a doença, maior o seu risco de também ter o tumor. Outro fator que influencia é a idade do paciente com o tumor. Quanto mais jovem, mais riscos de um familiar próximo também ser diagnosticado com essa neoplasia.

Cerca de 5% a 10% de todos os cânceres de próstata encontrados são hereditários. Isso significa que há uma chance maior da doença ocorrer na família. O câncer de próstata tende a ser mais agressivo em homens que têm certas mutações genéticas hereditárias em comparação com homens sem essas mutações.

Testes Genéticos para Detecção do Câncer de Próstata

Alguns genes ligados ao câncer de próstata também podem causar câncer de mama, ovário e outros. Esses genes têm 50% de chance de serem transmitidos às crianças. Os mais conhecidos desses genes são BRCA1 e BRCA2.

Descobrir que você tem uma mutação genética ligada ao câncer de próstata beneficia toda a família. Outros parentes também podem pensar em fazer os testes e descobrir se também têm essa herança genética.

Homens que apresentam essa mutação devem começar a ser rastreados para câncer de próstata em uma idade inferior aos demais homens sem histórico familiar da doença, para assim tentar descobri-la em suas fases iniciais, melhorando o prognóstico médico.

O exame é bem simples e se dá por meio da coleta do sangue ou saliva do paciente, onde é feito o sequenciamento do DNA.

Portanto, se mais de um familiar foi diagnosticado com o câncer de próstata, converse com o seu médico sobre a possibilidade da realização do teste genético.