Você está visualizando atualmente Tabagismo é uma das principais causas do câncer de bexiga

Tabagismo é uma das principais causas do câncer de bexiga

Hoje já se sabe que o cigarro causa diversos danos à saúde de um modo geral. E o câncer de bexiga é um deles. O tumor é um dos mais comuns do trato urinário e está entre os dez mais incidentes. Diversos estudos conduzidos por pesquisadores no mundo todo mostram que os fumantes têm um risco muito maior de desenvolver o câncer de bexiga do que pessoas que nunca fizeram uso do cigarro.

Isso porque o cigarro possui mais de 7.000 substâncias e mesmo havendo reduções nos níveis de alcatrão e nicotina nos últimos anos, as concentrações de outros compostos cancerígenos aumentaram.

Mas, o que é o Câncer de Bexiga?

A bexiga é um órgão flexível responsável por armazenar a urina antes que ela seja eliminada pelo organismo. O câncer de bexiga é um conjunto de  tumores pequenos e superficiais que aparecem no órgão e se diferenciam pelos tipos de células e por onde o tumor se inicia.

Os tumores não invasivos atingem as camadas mais superficiais da bexiga, já os cânceres invasivos são mais propensos a se disseminarem e mais difíceis de serem tratados. O tipo mais comum, responsável por 90% dos casos, são os carcinomas uroteliais, que revestem a parte interna do órgão.

As substâncias presentes no cigarro, após serem filtradas pelos rins, são armazenadas na bexiga até serem eliminadas através da urina, por isso, os tabagistas têm chances aumentadas de desenvolver esse tipo de câncer.

Segundo dados do National Cancer Institute (NCI), ex-fumantes têm duas vezes mais chances de desenvolver câncer de bexiga do que aqueles que nunca fumaram. Entre as pessoas que ainda fumam, os riscos aumentam, com quatro vezes mais chances de terem esse prognóstico. Porém, como em outras doenças relacionadas ao tabagismo, a cessação do fumo também está associada à redução do risco de câncer de bexiga.

Sintomas do Câncer de Bexiga

Alguns sinais e sintomas devem ser sempre observados, principalmente entre os fumantes, para detecção precoce da doença. Algumas deles são:

• Sangue na urina;
  • Desconforto ou dor ao urinar;
  • Necessidade frequente de ir ao banheiro, mesmo que as idas sejam infrutíferas, ou seja, o paciente tem a necessidade de micção, mas não consegue urinar.

Em casos avançados da doença costumam também aparecer dores pélvicas, perda de apetite, dores lombares, fraqueza, inchaços e perda de peso.

Detecção precoce do Câncer de Bexiga

Assim como a maioria das doenças, a detecção precoce do câncer de bexiga é a melhor estratégia, pois, o diagnóstico em fases iniciais  possibilita melhores resultados no tratamento.

Quando o paciente perceber os primeiros sintomas deve procurar o médico que irá realizar exames clínicos, laboratoriais e de imagem, como exames de urina, tomografia computadorizada e cistoscopia.

Ainda ficou com alguma dúvida? Acesse o link sobre 5 Dúvidas e Respostas sobre o Câncer de Bexiga.