O urologista é o médico especializado no sistema reprodutor masculino e nos tratos urinários tanto de homens quanto de mulheres. Existe o mito de que esse especialista só deve ser frequentado por homens, o que não é verdade!
Então tudo que diz respeito aos testículos, pênis, próstata e órgãos relacionados ao homem, bem como rins, bexiga e uretra de ambos os sexos é assunto de urologista.
Outra ideia equivocada é que somente senhores mais velhos devem procurar o médico. No caso dos meninos, frequentar o urologista pode ser importante desde os primeiros anos até a vida adulta, principalmente para prevenir doenças e corrigir malformações.
Alguns sinais específicos podem indicar a necessidade de marcar uma consulta. Veja só alguns deles:
Nas meninas, infecções urinárias, dificuldade para urinar ou incontinência urinária são sintomas a serem avaliados por um urologista.
Enquanto nos meninos é importante verificar casos de criptorquidia (quando um ou os dois testículos não descem para o saco escrotal), dificuldade de exposição da glande e necessidade da cirurgia de fimose. Além disso, infecções urinárias podem aparecer, apesar de menos comuns que nas meninas.
No caso de crianças que fazem xixi na cama após os 7 anos, vale procurar o especialista e excluir a possibilidade de algum problema no trato urinário.
A puberdade masculina também deve ser acompanhada pelo urologista, que está preparado para responder as dúvidas sobre sexualidade do adolescente e ensinar sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Caso o rapaz seja sexualmente ativo, é o urologista quem vai fazer o tratamento de possíveis DSTs. Além disso, pode ser importante fazer uma avaliação do desenvolvimento dos órgãos genitais durante a puberdade.
Outra atuação importante o médico durante a adolescência dos meninos é a avaliação preventiva da varicocele (dilatação das veias dos testículos que pode levar à infertilidade).
Na vida adulta, o homem deve procurar um urologista se sentir dores ao urinar, dores abdominais, na lombar, nos testículos ou no pênis.
O tratamento de infecções urinárias, dificuldade ou incontinência urinária também deve ser feito pelo urologista, tanto no caso dos homens quanto das mulheres. O mesmo vale para cálculos renais e distúrbios de esvaziamento e enchimento da bexiga.
Questões relacionadas à saúde sexual masculina como infertilidade, dificuldades de ereção, diminuição da libido e alteração da curvatura peniana também podem – e devem! – ser abordadas no consultório do urologista.
Outras alterações como Irritações, verrugas ou feridas nos órgãos genitais já costumam levar os homens ao urologista, mas não custa nada deixar ainda mais claro: esse profissional existe para te ajudar e tratar essas questões.
Não hesite em marcar sua consulta se apresentar algum desses sintomas!