Você está visualizando atualmente PSA ou toque retal: como diagnosticar o câncer de próstata?

PSA ou toque retal: como diagnosticar o câncer de próstata?

Mais um Novembro Azul vem à tona e, junto com ele, a necessidade de falar acerca da importância da conscientização masculina quando o assunto é o cuidado com a saúde.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, por exemplo, um homem morre a cada 38 minutos devido a esse tumor.

Diante disso, é essencial apostar na prevenção. Mas qual o melhor caminho?

Continue a leitura para saber mais!

Sobre o câncer de próstata

A próstata é um órgão cuja função é produzir nutrientes e fluidos que constituem o esperma. Ela fica localizada logo abaixo da bexiga, à frente do reto e, no seu interior, passa a uretra.

O câncer de próstata é caracterizado como uma neoplasia de alta incidência em todo o mundo, incluindo o nosso país. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.

A doença acontece quando as células da próstata começam a se multiplicar de forma desordenada. O câncer pode demorar a se manifestar e, por isso, exige exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. 

Em estágio avançado, o paciente pode sentir: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes.

O câncer de próstata é bastante frequente em homens, mas, apesar de não ser novidade para ninguém, grande parte do público masculino ainda se sente desconfortável quando o tema é a ida ao urologista.

PSA e toque retal: aliados no combate ao câncer de próstata

É recomendado que os homens a partir dos 45 anos façam acompanhamento preventivo com o urologista para realizar exames, como o toque retal, que permite avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, entre outros fatores.

Além do exame de toque, recomenda-se a realização do exame de sangue antígeno prostático específico (PSA), um marcador para o câncer de próstata, e o exame de urina PCA3, que identifica a agressividade de eventual tumor na próstata.

Na verdade, adotar hábitos saudáveis, evitando a exposição a fatores de risco – tabagismo, alimentação não saudável, radiação solar e ingestão de bebidas alcoólicas – é a principal maneira de se prevenir contra o câncer e outras doenças, como cardiovasculares, respiratórias crônicas, renais e diabetes.

Não deixe a sua saúde para depois! A prevenção é o melhor remédio!

Deixe um comentário