Você está visualizando atualmente Inovações no tratamento de incontinência urinária

Inovações no tratamento de incontinência urinária

Você sabia que qualquer perda de urina, mesmo que seja somente algumas gotas de xixi, já é considerada incontinência urinária? Sim, isso porque perder urina não é normal, independentemente da idade, sexo e da atividade que estiver sendo realizada no momento.

Se isso acontece com você, é necessário investigar a sua causa e procurar o devido tratamento, pois a incontinência urinária não é somente um problema físico. Ela pode afetar aspectos emocionais, psicológicos e a vida social das pessoas, já que muitos que têm essa condição têm vergonha ou  medo de fazer suas atividades diárias normais para evitar expor o seu problema.

Sabendo disso, entenda melhor a doença e veja as inovações no tratamento!

O que é a incontinência urinária?

Como dito, trata-se da perda involuntária de urina pela uretra. Esse é um distúrbio mais comum no sexo feminino e pode se manifestar tanto depois da menopausa quanto em mulheres mais jovens. A doença ocorre em até 30% da população acima dos 60 anos de idade e, de acordo com dados, é duas vezes mais frequente em mulheres.

As causas giram em torno de:

-gravidez e parto;

-distúrbios musculares ou nervosos;

-tumores malignos e benignos;

-doenças que comprimem a bexiga;

-obesidade;

-tosse crônica dos fumantes etc.

Para quem não sabe, existem quatro tipos de incontinência urinária. Veja só:

• De esforço: perda de xixi ao espirrar, tossir, gargalhar ou carregar peso;
  • Transbordamento: perda de urina sem sentir vontade de ir ao banheiro;
  • De urgência: vontade descontrolada de urinar, com ou sem a sensação de perda de urina antes de chegar ao banheiro;
  • Mista: junção de mais de uma das queixas, como perda por esforço e transbordamento.

Como tratar a incontinência?

Hoje em dia, existem algumas novidades para tratar o problema. Uma técnica aplicada é a neuromodulação sacral, que funciona como um marca-passo. Porém, o dispositivo é implantado no glúteo com a função de ajustar a condução dos sinais nervosos pela bexiga, para, assim, acabar com o seu imediatismo.

A novidade é o lançamento de um aparelho para fazer essa tarefa, que diferentemente dos anteriores, é recarregável, com vida útil três vezes maior do que o neuromodulador convencional e ainda permite que o paciente possa fazer um exame de ressonância magnética, se necessário.

E como funciona essa neuromodulação sacral? Basicamente, o cirurgião coloca um eletrodo até ele quase encostar na inervação que segue para a bexiga. O dispositivo ficará conectado a um estimulador externo, pouco menor do que um celular e preso a um cinto. Essa etapa dura uma semana e serve para o médico fazer ajustes na estimulação.

A resposta sendo boa, é feito o implante do dispositivo, do tamanho de um pen drive, na região do glúteo.

Outra opção de tratamento é por meio de injeções de toxina botulínica diretamente em alguns pontos da bexiga. A técnica diminui  a sensação de que a bexiga está cheia e reduz as suas contrações. Porém, o procedimento precisa ser refeito periodicamente.