Você está visualizando atualmente Imunoterapia para câncer

Imunoterapia para câncer

O câncer urotelial é um dos tipos de câncer de bexiga mais prevalentes, responsável por cerca de 90% dos casos que atingem esse órgão. É também o tipo mais difícil de tratar quando apresenta metástase.

Mesmo combinando a cirurgia para a retirada do tumor, com a quimioterapia de primeira linha, não se observa uma resposta completa e durável, com grandes chances do paciente apresentar recidiva da doença em cerca de nove meses.

Para melhorar esse quadro, vários tratamentos adjuntos têm sido testados para melhorar a sobrevida livre da doença. Um deles é  o nivolumabe, um adjuvante que seria uma opção de tratamento para essas pessoas, com intuito de reduzir as chances de retorno da doença e também de morte.

Resultados

Recentemente a agência reguladora dos Estados Unidos (FDA) aprovou o uso do nivolumabe para o tratamento adjuvante de pacientes com câncer urotelial localmente avançado ou metastático.

Uma possibilidade terapêutica para pacientes com carcinoma urotelial de alto risco, uma vez que essa é a primeira aprovação de uma imunoterapia desse nível para tratamento da doença.

A aprovação desse novo tratamento teve por base os resultados positivos no combate às células tumorais do câncer.

Durante os estudos foram realizados testes randomizados em pacientes submetidos a cirurgia radical para retirada do carcinoma urotelial, envolvendo mais de 700 pacientes. Os pacientes foram divididos em grupos: enquanto alguns recebiam nivolumabe outros recebiam placebo.

Os pacientes que receberam a imunoterapia adjuvante apresentaram sobrevida livre da doença significativamente maior em comparação aos que receberam placebo. Portanto, o tratamento a base de nivolumabe demonstrou uma melhora clínica e estatística superior em relação àqueles que foram tratados com quimioterapia tradicional ou com placebos.

Para os pesquisadores,  os resultados com o uso de nivolumabe suportariam eventuais fatores adversos e seria a grande esperança para os pacientes em tratamento do câncer urotelial, pois trariam não somente resultados mais duradouros, como também chances de cura.