Você está visualizando atualmente Entenda a tecnologia usada no tratamento da hiperplasia prostática benigna

Entenda a tecnologia usada no tratamento da hiperplasia prostática benigna

A dilatação do volume da próstata é uma enfermidade bastante corriqueira entre os homens após os 50/60 anos, representando a quarta doença urológica mais comum entre eles.

A próstata não tem o seu crescimento interrompido e, com o passar dos anos, essa glândula vai se tornando cada vez maior.

Esse fenômeno recebe o nome de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), popularmente chamado de próstata aumentada.

Ao entrar na casa dos 70 anos, estima-se que, pelo menos 70% dos homens, já terão desenvolvido essa condição.

Vamos entender um pouco mais sobre essa doença e quais as novidades que poderão ajudar no seu tratamento?

Quais consequências a expansão da próstata pode trazer?

A localização da próstata é um fator crítico para entendermos os sintomas que a HPB pode gerar.

Como ela está alocada logo abaixo da bexiga, é comum os hábitos urinários sofrerem alteração.

É comum que os portadores dessa condição passem a urinar com mais frequência, tenham mais dificuldade para conter a urina, convivam com a sensação de que a bexiga não esvaziou por completo, entre outros sintomas que impactam na sua qualidade de vida.

Essas alterações podem desencadear um sentimento de insegurança desses homens e até prejudicar a sua rotina, uma vez que eles tendem a evitar sair de casa por medo de não conseguirem segurar o xixi ou por precisarem ir ao banheiro com muita frequência.

Em decorrência do comprometimento do funcionamento da bexiga e dos rins, complicações como a obstrução da uretra, retenção urinária aguda e insuficiência renal também podem acontecer.

Mas esses desconfortos não são definitivos. Atualmente, os tratamentos estão se aprimorando cada vez mais e ajudando a devolver a qualidade de vida aos pacientes.

Como tratar a HPB?

Para alguns casos os tratamentos medicamentosos podem ser suficientes, mas, para outros, são necessárias intervenções cirúrgicas. Principalmente, para aqueles em que houve intensa obstrução da uretra.

Opções cirúrgicas menos invasivas, com acesso feito pelo canal da uretra para alcançar a próstata, trouxeram várias vantagens. Porém,  recentemente, surgiu uma  opção que consegue combinar as vantagens oferecidas pelas cirurgias, sem as desvantagens das mesmas,

Estou me referindo ao Laser Holep, uma sigla para Enucleação Endoscópica Prostática com Holmium Laser. Esse recurso é cada vez mais utilizado e recomendado pela Sociedade Americana e Europeia de Urologia, por conseguir tratar próstatas de qualquer tamanho.

Ela também acontece pelo canal da urina, o que dispensa os cortes no abdome e na bexiga. Porém, diferentemente da raspagem clássica, esse método consegue enuclear todo o tecido sobressalente da próstata. A sua recuperação também é mais tranquila: o paciente tem alta um dia após o procedimento e não precisa usar sonda.

O Holep se diferencia da raspagem de próstata (RTU) pela sua maior eficácia: ela remove maiores quantidades de tecido, com a recuperação mais rápida. As chances de acontecer efeitos colaterais também são reduzidas.

Para aqueles que tomam anticoagulantes o Holep também é indicado. Como não há cortes, os riscos de sangramento são extintos e o paciente não precisa suspender a sua medicação.