Comemoramos hoje, 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi criada em 1986 para conscientizar a população sobre os riscos do tabaco. O tabagismo mata mais de 7 milhões de pessoas por ano, de acordo com dados divulgados em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ao menos 50 doenças, inclusive o câncer, são causadas pelo tabaco. Ele pode provocar hipertensão, diabetes, enfisema pulmonar, derrame, impotência sexual no homem e infertilidade da mulher. Apenas na fumaça do cigarro encontram-se cerca de 4,7 mil substâncias tóxicas. O alcatrão e a nicotina, por exemplo, relacionam-se a doenças cardiovasculares. Além disso, a nicotina causa dependência química, tal qual a cocaína. Até os fumantes passivos estão vulneráveis aos perigos do tabaco.
O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo segundo a OMS. Ao parar de fumar, o organismo recupera-se gradualmente dos danos causados pelo tabaco. Depois de um ano longe do cigarro, os riscos para a saúde já começam a reduzir. Portanto, se você é fumante, mas quer largar o vício, ainda há tempo. Para ajudá-lo, confira a seguir 5 dicas para abandonar de vez o cigarro:
1- Modifique sua rotina
Normalmente, o ato de fumar está associado a alguns hábitos cotidianos. Tem gente que costuma fumar depois de tomar café, após as refeições ou enquanto está garrado no trânsito. Escove o dente depois de comer, mude sua rota ou meio de transporte. Ingerir bebidas alcoólicas também tende a estimular o desejo do tabaco. Fique longe de bares!
2- Tome água!
Deu vontade fumar? Tome água! A água ajuda a controlar a abstinência e ainda te deixa hidratado. Tenha sempre uma garrafinha à mão.
3- Marque um dia para parar
Ao escolher uma data para largar o vício, você se prepara psicologicamente para a abstinência. Tire esse dia para dedicar-se nessa tarefa. Força!
4- Avise os outros
Quando o compromisso é público, fica mais difícil para a gente voltar atrás. Avise sua família e amigos que você parou de fumar. Isso garante um maior empenho da sua parte e o apoio deles nessa tarefa.
5- Um dia de cada vez
Cigarro é vício. Portanto, cada dia longe dele é uma vitória. Pensar que se vai largar o mau hábito por toda vida pode alertar seu cérebro e tornar a missão mais difícil. Viva dia após dia.
Não tenha medo de falhar. Pense nos benefícios para a sua saúde, seja positivo e decida agora mesmo por mais qualidade de vida.
LEIA TAMBÉM:
Terapia experimental é utilizada com sucesso para câncer de próstata avançado
Ressonância x Biópsia: qual o melhor exame para diagnosticar o câncer de próstata?
Pesquisa do Datafolha aponta que machismo ainda impede homens de cuidarem melhor da própria saúde
Muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns!