O câncer de próstata tem um bom prognóstico quando detectado de maneira precoce. Atualmente, as principais opções de tratamento são a prostatectomia radical, a radioterapia e o Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade (HIFU). Todos esses métodos oferecem bons resultados, mas cada um tem uma indicação e age de maneira específica.
O HIFU é uma técnica minimamente invasiva indicada para câncer de próstata primário e localizado, em fase inicial e de baixo e médio risco. O Isso quer dizer que o tumor não deve ser uma metástase de outro câncer, nem ter se espalhado para outras regiões do corpo.
Esse tratamento é relativamente novo, e foi realizado no Brasil pela primeira vez em 2011. O candidato ao HIFU deve ter indicação médica e se enquadrar em critérios como:
- O câncer deve ser restrito a um ou poucos focos tumorais
- Escore de Gleason não deve exceder 3 + 3 ou 3 + 4
- PSA inferior a 10ng / ml
Como o HIFU funciona
A técnica aplica energia acústica, também chamada de ultrassônica, em um ponto específico do corpo, gerando calor. É possível, por exemplo, comparar essa tecnologia à passagem dos raios solares por uma lupa.
Depois de atravessar a lente, a radiação é capaz de queimar uma folha, já que foi concentrada num pequeno ponto. No HIFU ocorre algo semelhante, mas em vez de luz, esse tratamento utiliza o som, e em vez da lupa, um conversor de energia chamado transdutor.
Assim que a energia do HIFU atinge um ponto, a temperatura da região chega a 98ºC em poucos segundos. No tratamento do câncer de próstata, os feixes ultrassônicos são direcionados para as células tumorais, destruindo-as de maneira minimamente invasiva.
Isso é possível graças ao mapeamento da dimensão e forma da próstata do indivíduo, com uma configuração personalizada de alta tecnologia: a máquina captura imagens do órgão em tempo real, para que a energia seja aplicada somente onde os tumores se manifestam. O tratamento é feito sob anestesia raquidiana e pode durar até três horas.
A escolha do tratamento depende de indicação médica
Novamente, preciso reforçar a mensagem de que a decisão do melhor tratamento para o câncer de próstata deve ser compartilhada entre o médico e paciente. O objetivo do HIFU e de qualquer outro procedimento deve ser, se não curar a neoplasia, proporcionar qualidade de vida para o homem.