Os rins são os órgãos que têm como função equilibrar água e sais do corpo, além de exercer um papel importante na eliminação de substâncias metabolizadas pelo organismo. Existem vários tipos de câncer de rim, mas o tipo mais comum é o carcinoma de células renais.
A condição é mais frequente entre os 50 e 70 anos, principalmente no público masculino. A causa do tumor nem sempre é conhecida, mas o fato é que existem maneiras de tratar a condição, e a cirurgia robótica tem se tornado cada vez mais uma aliada no processo.
Continue a leitura para saber mais!
A cirurgia robótica no tratamento do câncer de rim
Para quem ainda não sabe, a cirurgia robótica é um método cirúrgico moderno que costuma ser indicado em casos de câncer e até mesmo para pacientes que tiveram a disseminação do carcinoma de células renais para outros órgãos.
A cirurgia robótica, minimamente invasiva, é uma excelente opção no tratamento de câncer de rim, já que apresenta alto percentual de sucesso, promovendo a rápida recuperação do paciente e melhoria da qualidade de vida.
A nefrectomia radical ou parcial laparoscópica assistida por robô, também conhecida como nefrectomia robótica, é o nome do procedimento realizado em pacientes com câncer de rim que conta com assistência de um robô.
Nefrectomia laparoscópica assistida por robô
A técnica utiliza um sistema robótico na realização do procedimento. Nele, o cirurgião fica dentro da sala cirúrgica e comanda o robô, que, por sua vez, reproduz os movimentos do especialista e garante grande precisão de movimento.
O robô conta com a câmera, que permite visão 3D e ampliada dos órgãos a serem operados, proporcionando melhor visão e maior precisão nos movimentos dos instrumentos, uma vez comparado à cirurgia laparoscópica tradicional.
Na verdade, a nefrectomia é tão eficaz quanto uma cirurgia tradicional e, geralmente, resulta em menor tempo de internação, recuperação mais rápida e menos dor depois da cirurgia.
Dependendo da localização do tumor e do estágio da doença, por exemplo, a cirurgia robótica permite realizar, com segurança, a remoção somente do tumor, preservando o restante do rim.
Vantagens de se optar pela cirurgia robótica
O procedimento, como dito, garante maior precisão dos movimentos, proporciona imagem ampliada e tridimensional e oferece um pós-operatório mais tranquilo. O paciente sente menos dor, tem uma recuperação mais rápida e menor tempo de internação, por exemplo.
Não há casos de contraindicação, já que a cirurgia robótica pode ser utilizada em todos os estágios da doença e mesmo em tumores maiores.