Você está visualizando atualmente Capacitação em cirurgia robótica: mais acessível do que nunca

Capacitação em cirurgia robótica: mais acessível do que nunca

É inegável os benefícios da cirurgia robótica para os pacientes durante o procedimento e também na recuperação. E como entusiasta do assunto, sempre estou por aqui falando sobre como a plataforma robótica é uma aliada do médico na hora das cirurgias e como as técnicas minimamente invasivas estão cada vez mais ao alcance de todos. 

E quando falo de todos, não estou me referindo somente aos pacientes que passaram a ter mais acesso a esse tipo de operação, mas também dos cirurgiões que podem cada vez mais se especializar nessas técnicas, realizando procedimentos cada vez mais complexos e difíceis. 

AVANÇOS DA CIRURGIA ROBÓTICA

Nos Estados Unidos, o número de plataformas robóticas em funcionamento passa dos três  mil. No Brasil estamos avançando, mas os números de robôs ainda estão na casa dos 100, a maioria em hospitais privados. Uma realidade que vem mudando graças aos benefícios que a tecnologia traz para  médico e paciente. 

Embora o termo cirurgia robótica possa dar a impressão de que o procedimento é realizado pelo robô, ela é totalmente feita pelo médico cirurgião que, através de um console, controla todos os movimentos dos braços robóticos. Além do cirurgião que controla o robô, toda uma equipe médica permanece na sala de cirurgia, próxima ao paciente. 

Outro benefício da cirurgia robótica é que o cirurgião tem uma visão ampliada e em alta definição do local a ser operado, através de uma câmera 3D acoplada em um dos quatro braços do robô. Os outros três braços servem para manipulação dos instrumentos cirúrgicos. Outro fator importante na cirurgia robótica é em relação a ergonomia do médico, que fica sentado em um console comandando toda a operação, evitando que a exaustão e fadiga durante o procedimento causem algum tipo de erro. 

Os movimentos também são mais precisos, uma vez que a tecnologia disponível nessas plataformas permitem movimentos exatos por parte dos médicos, sem oscilações ou tremores na hora da execução dos procedimentos. 

Para os pacientes, os benefícios também são múltiplos: menos cortes, dor e complicações cirúrgicas, também diminuem as chances de hemorragias, menos tempo de internação, melhor recuperação  e pós-operatório mais simples permitindo a volta das atividades cotidianas em poucos dias. 

Porém é importante ressaltar que sem o cirurgião, o robô é apenas uma máquina que não realiza o trabalho sozinha e de maneira nenhuma substitui o médico, que deve ser muito bem capacitado para utilizar qualquer sistema robótico.

No entanto, se especializar era caro e difícil para muitos médicos, envolvendo altos custos e deslocamentos, uma vez que era necessário ir para outros países. Porém hoje, já é possível se especializar em cirurgia robótica aqui mesmo em Belo Horizonte de forma mais fácil, rápida e acessível.

A especialização também faz com que os cirurgiões exerçam um trabalho cada dia melhor e mais complexo, além de garantir melhores desempenhos e um amplo leque de possibilidades nessa área.

A Certificação em Cirurgia Robótica, da Faculdade de Ciências Médicas foi iniciada este ano e está capacitando 20 novos cirurgiões robóticos de várias especialidades. Tenho a honra de ser o coordenador do curso, junto aos doutores Fernando Augusto Vasconcelos e Diego Paim Carvalho Garcia. O nosso curso é o único de Minas Gerais certificado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Deixe um comentário