Você está visualizando atualmente Bexiga hiperativa: você já ouviu falar?

Bexiga hiperativa: você já ouviu falar?

Uma das causas da incontinência urinária pode ser a bexiga hiperativa, uma síndrome caracterizada, principalmente, pela urgência em urinar.

Esse problema é muito comum e pode ou não ser acompanhado da incontinência, o que, muitas vezes, pode ser motivo de constrangimento.

Diferentemente de uma bexiga saudável, a bexiga hiperativa (também chamada de bexiga nervosa) vai causar um desejo súbito e compulsivo de urinar num número maior do que oito idas ao banheiro, em um período de 24 horas.

Além disso, pode ser que a pessoa sinta ainda mais vontade de ir ao banheiro durante a noite e, talvez, nem consiga segurar a urina durante o sono.

É importante atentar para o fato de que esses também podem ser sintomas de uma infecção do trato urinário. Então, o diagnóstico deve ser acompanhado de exames clínicos.

Causas da bexiga hiperativa

Esse problema não tem uma causa específica, mas está associado, principalmente, ao envelhecimento, já que mudanças como a diminuição da capacidade da bexiga e alterações do tônus muscular podem afetar o controle da vontade de fazer xixi.

Lesões medulares, esclerose múltipla, doença de Parkinson, Alzheimer e doença vascular cerebral também podem levar à bexiga hiperativa. Algumas alterações não neurogênicas, como obstrução urinária. Parto e gravidez também podem afetar essa função.

Outro fator importante a respeito da bexiga hiperativa é sua conexão com a saúde mental do paciente: uma pesquisa realizada na Unicamp constatou que, dos 274 participantes com a síndrome, quase 60% tinham depressão e 62% demonstraram sinais de ansiedade.

Os pesquisadores não concluíram se a bexiga hiperativa causa esses transtornos ou se eles são responsáveis pela síndrome, mas ficou claro que, quanto maior a intensidade dos sintomas psicológicos, maior a probabilidade de desenvolver o problema urinário.

Como a bexiga hiperativa é tratada

As intervenções em caso de bexiga hiperativa podem ter diferentes linhas de tratamento. O médico pode prescrever medicamentos que diminuem a atividade do órgão ou investir em fisioterapia e eletroestimulação.

Essas técnicas buscam fortalecer os músculos do assoalho pélvico e recuperar o controle cerebral sobre a bexiga.

Outro tratamento possível é o uso da toxina botulínica, que é aplicada em pontos específicos do órgão para diminuir as contrações involuntárias.

Em casa, o paciente pode tomar atitudes simples que vão ajudar a diminuir os sintomas da bexiga nervosa:

•  Evitar o consumo de álcool, cafeína e cigarros;
  •  Perder peso, o que ajuda a diminuir a pressão do abdômen sobre a bexiga;
  •  Não esperar a vontade de urinar aparecer para ir ao banheiro;
  •  Sempre que for urinar, esvaziar a bexiga por completo.

A psicoterapia também pode ser uma aliada, principalmente nos casos em que o paciente já apresenta quadros de ansiedade e depressão.

A incontinência urinária também é um sintoma de outras condições além da bexiga hiperativa, como infecção urinária, prostatite em homens e a menopausa, em mulheres.

Por isso, se você tem percebido uma mudança na frequência em que urina acompanhado de incontinência, procure um médico para obter um diagnóstico e tratamento adequado, certo?