Você está visualizando atualmente Avanços nos exames de imagem permitem diagnóstico mais assertivo do câncer de próstata metastático

A cada ano que passa a medicina avança em relação ao diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata. O exame do antígeno específico da próstata (PSA) foi um dos primeiros passos nesse avanço. O PSA permitiu a detecção precoce da doença e monitoramento mais preciso para casos de recidiva.

Embora a medição dos níveis de PSA indiquem a presença de câncer de próstata, este exame fornece poucas informações sobre a localização e extensão do câncer. As limitações do teste incluem baixa especificidade na detecção de câncer, baixa sensibilidade na detecção de doença extraprostática e baixa correlação com o volume da doença devido à grande contribuição do componente benigno da glândula.

Por isso, a medicina tem procurado identificar melhores meios de diagnóstico, estadiamento e monitoramento de pacientes com a malignidade. O papel da imagem no câncer de próstata tem se mostrado bastante confirmatório. Em pacientes de alto risco, a imagem geralmente confirma a presença de metástase. Por isso, tem sido bastante utilizado e ajudado os médicos na escolha da terapia ou no prognóstico relacionado à doença.

Avanços nos exames de imagem e detecção mais precisa do câncer metastático

As diretrizes atuais recomendam o estadiamento com imagens convencionais através dos exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea. Esses exames de imagem tiram fotos de dentro do corpo e podem ajudar a mostrar o quão longe o câncer se espalhou.

No entanto, os avanços nas imagens de estadiamento estão permitindo uma detecção mais precisa do câncer de próstata metastático e desempenham um papel cada vez mais importante para um diagnóstico médico mais assertivo.

O exame de imagem convencional em pacientes com doença de alto e muito alto risco inclui imagem em corte transversal abdominopélvico, geralmente uma tomografia computadorizada e uma cintilografia óssea

Porém, pesquisas publicadas recentemente sugerem que exames de imagem usando PET-CT podem complementar ou suplementar a imagem convencional em um futuro próximo. Os traçadores mais novos à base de antígeno de membrana específico da próstata (PSMA) estão cada vez mais sendo usados nos Estados Unidos, Europa e Austrália.

Esses traçadores baseados em PSMA são o assunto de vários ensaios clínicos recentes que apoiam a superioridade diagnóstica do PSMA PET-CT em relação às modalidades de imagem convencionais previamente aprovadas. Vários estudos recentes foram adicionados ao crescente corpo de evidências que apoiam o uso de PSMA PET-CT em todo o espectro de doenças do câncer de próstata.

O cenário de diagnóstico e tratamento no câncer de próstata continua a evoluir rapidamente e ainda não foram esclarecidas todas as  vantagens e desvantagens para os diferentes radiotraçadores de uma perspectiva técnica. Fechar essa lacuna de precisão do diagnóstico é uma área de pesquisa ativa. Em um futuro próximo, espera-se entender melhor quando e como usar esses testes avançados, bem como as implicações para os resultados para o tratamento e qualidade de vida dos pacientes.