Você está visualizando atualmente Qual a precisão do teste de PSA?

Qual a precisão do teste de PSA?

Nenhum exame médico é 100% preciso. Cada avaliação deve ser sempre feita de forma individualizada. O PSA (sigla de antígeno prostático específico, em inglês) é uma proteína produzida na próstata. Quando os níveis de PSA no sangue aumentam, é hora do urologista investigar como vai a saúde do homem.

Normalmente, a cada 100 homens que fazem o PSA, 15 apresentarão alguma anormalidade em seu nível e três terão o diagnóstico de câncer confirmado na biópsia. A precisão de um exame depende muito do ponto de corte, do valor adotado para definir se o teste é positivo ou não…

  • O PSA total é considerado normal quando está em até 2,5ng/ml. Quando os níveis estão mais baixos, o exame pode ser repetido somente a cada 2 anos.
  • Quando o PSA está entre 2,5 e 4,0 ng/ml a conduta deve ser individualizada. O médico pode indicar uma biópsia se houver um risco mais alto para o câncer, como histórico familiar da doença, idade avançada, raça negra ou toque retal alterado.
  • Se a taxa ultrapassa o 4,0 ng/ml, o médico pode optar por uma biópsia para avaliar melhor o quadro.

Lembrando que biópsia anterior com resultado negativo reduz, mas não elimina a possibilidade do câncer.

O envelhecimento provoca o aumento da taxa naturalmente. Além disso, é preciso ficar atento que em muitos casos de câncer não existem alterações significativas no PSA. Por isso é essencial fazer o exame de toque mesmo se o rastreamento de PSA (sigla de antígeno prostático específico, em inglês) tenha dado baixo. O PSA avalia somente se algo não vai bem com a próstata. Para determinar se é um tumor, uma inflamação ou apenas um aumento benigno, é preciso fazer o exame de toque.

O toque retal é a única forma de se chegar a um diagnóstico definitivo. Cerca de 20% dos tumores de próstata crescem sem aumentar o PSA. Homens com 50 anos ou mais devem fazer o exame de toque retal e o PSA para investigar e detectar anormalidades. Aqueles que têm histórico da doença na família ou são da raça negra, precisam se consultar antes, aos 45. Consulte um especialista de sua confiança.

 

VOCÊ SABIA?

No passado, o diagnóstico de câncer de próstata costumava ser feito quando o tumor já estava avançado, invadindo órgãos vizinhos e formando metástases ósseas. A introdução do PSA e do toque retal nas recomendações internacionais para a saúde dos homens, permitiu a detecção mais precoce da doença, reduzindo a chance dos pacientes morrerem por complicações do câncer.

 

PARA QUÊ SERVE A PRÓSTATA?

O câncer de próstata é um dos mais incidentes e letais entre os homens de todo o mundo, mas muitos deles nem sabe que tem esta glândula. A próstata se localiza na parte baixa do abdômen, debaixo da bexiga e em frente ao reto. Trata-se de uma glândula do sistema reprodutor masculino que fabrica o líquido prostático, que protege os espermatozoide.

 

Leia mais:

Deixe um comentário