Confira quais são as vantagens da cirurgia robótica

Confira quais são as vantagens da cirurgia robótica

Técnicas minimamente invasivas vem ganhando cada vez mais espaço no setor de saúde por oferecer uma variedade de vantagens aos pacientes e centros hospitalares. A cirurgia robótica foi uma evolução desse tipo de intervenção cirúrgica, caracter

izada por incisões mínimas, que reduzem o trauma ao corpo do paciente.

Nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 500% no número desse tipo de procedimento no Brasil. O ano de 2017 deve fechar com cerca de 10 mil cirurgias robóticas realizadas no país.

A plataforma robótica oferece uma visão tridimensional real, de alta definição, que permite ao cirurgião perceber pequenos detalhes da anatomia do paciente, garantindo maior precisão no procedimento. As pinças do equipamento também garantem liberdade de movimento, chegando a locais que a mão humana tem dificuldade, especialmente no caso de cirurgias de pequenos orifícios, como a de próstata e de rim.

Além disso, a cirurgia robótica permite ao cirurgião operar com conforto. Quando o médico realiza o procedimento cirúrgico numa posição desconfortável, sua performance pode ficar comprometida.

Um estudo australiano da Royal Brisbane & Womens’s Hospital concluiu que apesar da cirurgia aberta e a robótica apresentarem resultados similares, a primeira representa maior risco de dor e de perda de sangue (3x mais) ao paciente. Isso leva ao perigo maior de complicações durante a cirurgia, além do tempo mais longo de internação e recuperação.

Vantagens da cirurgia robótica:
– Maior ergonomia ao cirurgião, levando a uma melhor performance;
– Filtro do tremor comuns das mãos humanas;
– Menos sangramento;

– Menos infecção;
– Menos dor no pós-operatório;
– Menor trauma ao corpo;
– Recuperação mais rápida. 


Tudo isso, somado à uma equipe experiente e capacitada, garante o sucesso do procedimento e a cura do paciente.

Leia mais:

Deixe uma resposta

Fechar Menu