Além da cirurgia robótica: as várias atuações dos robôs na medicina

Além da cirurgia robótica: as várias atuações dos robôs na medicina

O desenvolvimento e o uso de robôs na área da saúde está se tornando cada vez mais amplo. Eles já são utilizados ​​para mover suprimentos, distribuir medicamentos e conduzir operações cirúrgicas precisas. Além disso, atuam também na realização de diagnósticos e até interagem com os pacientes.

 

O impacto na medicina é inegável, e esses esforços continuarão a melhorar a saúde em termos de resultados e custos. Alguns bons exemplos disso são:

 

RIBA-2

A segunda geração de robôs criados para substituir enfermeiros japoneses na tarefa de levantar pacientes idosos ou incapazes de caminhar. O modelo pode erguer uma pessoa de até 80 kg, deitada, e colocá-la em uma cadeira de rodas com o auxílio de um assistente humano.

 

Ekso

Preso ao corpo de vítimas de paraplegia ou paralisia parcial dos membros inferiores, o Ekso (ainda em teste) é um exoesqueleto robótico que responde a mudanças de postura do usuário para que ele se equilibre e caminhe.

 

Flex Robotic da Medrobotics

Permite que cirurgiões acessem áreas de difícil acesso, como garganta, nariz e ouvido, para realizar cirurgias minimamente invasivas.

 

Cápsulas endoscópicas

Inovação que substitui o processo de endoscopia pelo simples ato de engolir um robô do tamanho de um comprimido, que viaja ao longo do trato digestivo coletando dados e tirando fotos que podem ser enviadas diretamente para um processador para diagnósticos.

 

Projeto MURAB

Técnica minimamente invasiva para diagnósticos precoces de câncer, onde um transdutor roboticamente direcionado é guiado para um local de biópsia por uma nova técnica de combinação de ressonância magnética / ultrassonografia.

 

Em seguida, analisa o alvo para obter dados gerais sobre ele e, em seguida, um cirurgião pode escolher, a partir da imagem 3D criada, exatamente onde querem obter uma biópsia. Então o robô recua da mesma maneira que entrou, deixando o paciente com um pouco mais que um corte de papel.

 

CyberKnife System

Sistema projetado para atingir tumores inoperáveis ​​e complexos com quantidades precisas de radiação. Uma ótima opção para pacientes que estão procurando uma alternativa à cirurgia quando ela não pode ser realizada devido à localização crítica do tumor.

 

RP-VITA

Um robô ambulante que se locomove autonomamente por hospitais e realiza teleconsultas, controlado remotamente por um médico e auxiliado por uma enfermeira.

 

Sistema cirúrgico da Vinci

Talvez o mais onipresente dos robôs médicos e o padrão da Cirurgia Assistida por Robô. Permite que o cirurgião opere com melhor visão, precisão e controle, ampliando a visão 3D de alta definição e os minúsculos instrumentos de pulso que podem girar e dobrar muito mais que qualquer mão humana.

 

É a tecnologia quebrando barreiras, superando limites e fazendo, diretamente, muita diferença na vida das pessoas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu