O dual console é uma poderosa ferramenta do sistema cirúrgico da Vinci que busca superar alguns desafios encontrados durante o treinamento em cirurgia robótica e laparoscopia. Por meio dessa configuração, o proctor e o cirurgião monitorado conseguem operar um console mestre e um console secundário, respectivamente, tudo num mesmo procedimento.
Desafios no treinamento em cirurgia robótica
A própria natureza da cirurgia laparoscópica e robótica parecem afastar o professor e o aluno. Ao contrário da cirurgia aberta, não é possível operar a quatro mãos e a ideia de que o proctor não está no controle da situação pode aumentar a ansiedade de quem está aprendendo. Principalmente em manobras mais delicadas, a distância física entre os dois médicos é um obstáculo.
Todos esses fatores acabam contribuindo para aumentar ainda mais a curva de aprendizado desse tipo de cirurgia, que já é longa.
Como funciona o dual console
Para diminuir a distância entre o aluno e o proctor, a Intuitive Surgical, empresa responsável pelo sistema cirúrgico da Vinci desenvolveu uma configuração de console duplo em que os dois médicos operam juntos.
O dual console possibilita ao proctor trocar o controle dos instrumentos robóticos imediatamente e a qualquer momento, por meio de botões com as funções “give” (dar), “take” (tomar) e “swap all” (trocar tudo).
Os dois primeiros se referem a instrumentos específicos, em que o proctor pode ceder ou tomar o controle do aluno, enquanto o último permite ao proctor retomar o controle de todos os instrumentos de uma só vez. A plataforma conta, também, com um botão de emergência que pára a operação.
Além disso, apesar de fisicamente distantes, os dois médicos estão em comunicação constante por meio do sistema de microfone dos consoles e compartilham a mesma visão. A tecnologia conta também com um terceiro braço e um cursor tridimensional, que o proctor pode utilizar para para apontar determinadas estruturas anatômicas nas imagens transmitidas ao vivo.
Esses recursos oferecem um método de ensino eficaz no que diz respeito ao tempo e à sensação de que o aluno está, de fato, participando da cirurgia.
Ademais, a plataforma conta com uma vantagem potencial que é a possibilidade do proctoring remoto, ou seja, o cirurgião poderá ensinar ao aluno à distância. A tecnologia necessária para isso é teoricamente possível, mas levanta outros obstáculos técnicos que tendem a ser solucionados no futuro.
Infelizmente, um dos desafios da implantação ampla do dual console é seu alto custo, já que será necessário adquirir um outro console do cirurgião e contar com mais um assistente na sala de cirurgia. Entretanto, com o avanço da cirurgia robótica, os programas de ensino tendem, também, a se tornarem cada vez mais efetivos e modernos.