Você está visualizando atualmente Novidades no mercado da cirurgia robótica
Imagem de um grupo de médicos observando uma cirurgia robótica

Novidades no mercado da cirurgia robótica

A CMR Surgical é uma das líderes de uma nova leva de empresas que estão surgindo para desafiar a Intuitive Surgical, fabricante do sistema robótico da Vinci e líder do mercado de cirurgia robótica. 

Mas ela não é apenas mais uma empresa de dispositivos médicos: a CMR veio para promover uma mudança de paradigma nesse campo, criando uma plataforma cerca de 40 vezes mais barata do que as já existentes e tornando a tecnologia uma opção mais acessível para as instituições de saúde. 

Prova disso é que, com apenas 5 anos de existência, a companhia levantou recentemente a impressionante quantia de 195 milhões de libras em uma rodada de financiamento, o que elevou o valor da empresa para mais de 1 bilhão de libras antes mesmo do lançamento de seu primeiro produto, o robô Versius.

Foi a terceira de uma série de financiamentos que, em 2018, levantou US$ 100 milhões em investimentos e, em 2017, US$ 46 milhões. 

Essa última grande leva de investimentos financiará totalmente a comercialização global dos negócios da CMR, que deve lançar o robô cirúrgico Versius ainda neste ano no Reino Unido, em outros países da Europa e na Índia, onde foram realizados ensaios clínicos no Hospital Deenanath Mangeshkar, em Pune.

Lá, os procedimentos realizados com a plataforma envolveram operações em pacientes com distúrbios ginecológicos e gastrointestinais, incluindo histerectomia e remoção da vesícula biliar.

O Versius

As vantagens competitivas do Versius incluem uma maior portabilidade e versatilidade, já que ele foi projetado para fornecer ao cirurgião vários braços robóticos separados, cada um com seu próprio instrumento cirúrgico e seu próprio pilar.

Esses braços são montados em carrinhos que podem ser facilmente movidos entre salas de operações e até entre hospitais, o que seria um enorme avanço tendo em mente que o da Vinci, robô mais utilizado no mundo hoje, tem uma estrutura de 750 quilos que não pode ser movida e, portanto, demanda uma sala de operação exclusiva.

Mas isso tudo não significa que Intuitive esteja em risco. O sistema da Vinci já foi instalado em quase 5 mil hospitais em todo o mundo e já vem realizando operações há 20 anos. Além disso, a empresa anunciou uma expansão de suas operações britânicas, abrindo uma nova sede no Reino Unido, país de origem da CMR.

Porém, para os próximos 3 ou 4 anos, a expectativa é que o topo do mercado da cirurgia robótica seja divido com mais três empresas: a Medtronic, a Johnson & Johnson e, claro, a CMR.

Deixe um comentário