A relação entre dieta e risco de câncer de próstata vem sendo estudada há muito tempo, mas ainda há muito a aprender sobre como os alimentos e hábitos alimentares afetam o risco de desenvolver esta doença.
Mas, o que sabemos hoje, é que consumir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, bem como limitar o consumo de álcool e fazer exercícios regulares pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata.
Continue a leitura para saber mais!
Quais alimentos diminuem o risco de câncer de próstata?
O câncer de próstata é uma doença grave que afeta muitos homens à medida que envelhecem. Felizmente, existem medidas para diminuir o risco de desenvolver este tipo de câncer. Uma das maneiras mais eficazes de prevenção é adotar uma dieta saudável.
Uma dieta saudável com muitas frutas, vegetais e grãos integrais tem sido associada a um risco reduzido de câncer de próstata. Estudos têm mostrado que uma dieta rica em frutas cítricas, como laranjas e limões, pode ajudar a reduzir o risco. Alimentos ricos em carotenóides, como abóbora, cenoura e espinafre, também foram associados a um risco reduzido.
Da mesma forma, consumir suplementos de vitaminas e minerais, como vitamina D, selênio e zinco, pode ajudar quando o assunto é prevenção do tumor. Opte também por alimentos integrais, grãos, peixe e laticínios com baixo teor de gordura e carnes magras. Isso porque eles contêm antioxidantes, vitaminas e minerais que ajudam a combater o câncer e outras doenças.
Exercício regular também pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata. O exercício é importante para manter o peso saudável e ajuda a prevenir o câncer de próstata, pois ajuda a manter o sistema imunológico saudável e o corpo em equilíbrio.
Quais alimentos evitar?
Alimentos ricos em gorduras saturadas, como carne vermelha e produtos lácteos gordurosos, estão associados a um risco aumentado de câncer de próstata. Alimentos ricos em gorduras trans, como alguns produtos de panificação, também são considerados de alto risco.
Além disso, um estudo descobriu que homens que consumiam quantidades maiores de álcool tinham um risco aumentado de câncer de próstata. O álcool aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e câncer. O consumo excessivo de álcool também pode levar a problemas de saúde mental e comportamentos de risco.
Por fim, vale dizer que, embora não haja nenhuma dieta específica que seja comprovada para prevenir o câncer de próstata, é importante que as pessoas mantenham hábitos alimentares saudáveis para ajudar na prevenção.