– Não Fume: O fumo pode causar diversos tipos de câncer, entre eles, de pulmão, bexiga e leucemia, entre outros.
– Faça Sexo Seguro: Além de deixá-lo vulnerável a diversos tipos de doenças sexualmente transmissíveis, o sexo desprotegido também é a porta de entrada para o HPV, vírus que pode dar origem ao câncer de pênis e ao câncer anal.
– Cuide da Próstata: Mantenha os exames da próstata sempre em dia. O toque retal ajuda a diagnosticar o câncer na próstata precocemente.
– Exercite-se: A atividade física regular pode ajudar a diminuir o risco do câncer.
– Mantenha uma dieta balanceada: Uma dieta pobre em gordura animal e rica em frutas frescas e vegetais é o ideal para diminuir o risco de ter um câncer.
– Use protetor solar: Os homens, especialmente aqueles que trabalham expostos ao sol, precisam usar protetor solar todos os dias. Mais de um milhão de casos de câncer de pele são diagnosticados a cada ano.
– Realize o autoexame dos testículos mensalmente: Você sabia que o câncer de testículo pode afetar os homens ainda na adolescência? O autoexame dos testículos pode ajudar a detectar alterações e, caso elas existam, você deve procurar um médico..
– Conheça seu histórico familiar: Conhecer o histórico de câncer da sua família é muito importante para ajudar a avaliar suas chances de desenvolver, e já prevenir, certos tipos de câncer.