Quando falamos em saúde do homem, precisamos pensar de forma mais ampla do que somente o câncer de próstata. Infelizmente, eles ainda morrem mais cedo do que as mulheres e são acometidos mais amplamente por determinados tipos de tumor, o que está, muitas vezes, atrelado à falta de cuidado com a própria saúde.
Hoje é Dia Nacional de Combate ao Câncer e, por isso, quero comentar sobre os principais tipos de tumor que afetam os homens em todo o mundo todo. Espero que seja um incentivo para que vocês sejam agentes ativos na prevenção e rastreamento dessas doenças.
Isso mesmo: todas essas doenças podem ser prevenidas ou, pelo menos, identificadas precocemente, quando o tratamento é mais simples e efetivo.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o tipo de tumor mais frequente entre homens no mundo todo e também no Brasil. De maneira geral, essa doença se torna mais comum após os 45 anos, mas pacientes com histórico familiar desse tipo de doença podem desenvolvê-la mais cedo.
Os principais fatores de risco envolvidos são idade avançada, raça negra, histórico familiar da doença ou alterações genéticas como mutações nos genes BRCA-1 ou BRCA-2. Além disso, dieta ocidental, rica em gordura, alimentos processados e carne vermelha, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool parecem estar associados ao câncer de próstata.
Como você pode ver, nem todos os fatores estão sob o controle da pessoa, motivo pelo qual homens que já possuem fatores de risco imutáveis devem cuidar ainda melhor da saúde!
A principal maneira de ter esse cuidado em relação ao câncer de próstata é visitar o urologista aos 45 anos, se você não tem histórico da doença, ou aos 40 anos se tiver. Nessa consulta, vamos realizar o exame de toque retal, que é fundamental para diagnosticar o tumor precocemente, juntamente do exame de PSA, que é realizado a partir do sangue.
Câncer de pulmão
A idade média de diagnóstico do câncer de pulmão é 70 anos, e geralmente esse tipo de tumor surge em pessoas acima de 65 anos. Infelizmente, essa neoplasia representa aproximadamente 25% de todas as mortes por câncer no Brasil.
A boa notícia é que os índices de câncer de pulmão estão diminuindo, em partes porque as pessoas estão parando de fumar, mas também porque tivemos avanços significativos no diagnóstico precoce da doença.
No Brasil, atualmente, 12,3% dos homens acima dos 18 anos ainda fumam, o que coloca uma significativa parcela da população masculina em risco. Vale ressaltar que, de maneira geral, o prognóstico do câncer de pulmão não é otimista, mas os tratamentos têm evoluído bastante.
Câncer colorretal
O câncer colorretal se destaca nesta lista porque seu rastreamento também é preventivo. Estou falando do exame de colonoscopia, em que, com o paciente sedado, o médico insere um instrumento fino e longo com uma microcâmera pelo ânus, para enxergar o interior do intestino da pessoa. Caso um crescimento pré-canceroso seja localizado, ele poderá ser removido durante o próprio exame.
Atualmente, homens e mulheres de 45 anos devem fazer uma colonoscopia de rotina e repeti-la de acordo com o resultado.
Naturalmente, a dieta tem um papel muito importante na prevenção do câncer colorretal, por isso a recomendação é manter uma alimentação rica em fibra, com proteínas magras e pouca gordura.
Câncer de bexiga
Os homens têm quatro vezes mais chances de serem diagnosticados com câncer de bexiga do que as mulheres. Assim como no caso do câncer de pulmão, o principal fator de risco é o tabagismo, que costuma estar associado em 50% a 70% dos casos!
Isso ocorre porque as substâncias cancerígenas presentes no cigarro são absorvidas tanto pelos pulmões quanto pelo trato digestivo, e acabam parando na corrente sanguínea.
Depois de filtradas pelos rins, essas substâncias se acumulam na bexiga até serem eliminadas. A longo prazo, elas podem provocar alterações celulares causadoras de câncer.
Geralmente, o câncer de bexiga afeta homens mais velhos, acima dos 60 anos, e o principal sintoma é a hematúria, presença de sangue na urina. Infelizmente, na maioria dos casos, a doença costuma ser diagnosticada em estágios mais avançados, quando o órgão precisa ser removido cirurgicamente.
Melanoma
O melanoma é um tipo de câncer de pele perigoso, que se desenvolve nas células que produzem melanina, pigmento da pele. Aos 65 anos, os homens têm duas vezes mais chances de ter a doença do que as mulheres, e esse risco aumenta em três vezes aos 80 anos.
Para reduzir os riscos de ter melanoma, é importantíssimo evitar exposição ao sol e utilizar protetor solar, chapéu, boné e roupas que escondem a pele. Infelizmente, eu sei que são pouquíssimos os homens que utilizam protetor solar todos os dias!
Se você notar alguma mudança no tamanho, formato ou cor de uma verruga ou pinta, ou tem alguma ferida na pele que não sara, procure um dermatologista. Quando o melanoma é encontrado precocemente e tratado, as chances de cura são de quase 100%! Em contrapartida, quando entra em metástase, esse tipo de tumor tem uma taxa de letalidade significativa.
São esses os cinco principais tumores que afetam a saúde masculina!
Geralmente, aqui no blog, estou focado nos rins, bexiga e aparelho reprodutor masculino, mas os homens precisam cuidar de si mesmos como um todo, diminuindo os riscos de desenvolver essas e outras doenças.
Espero que o post tenha ajudado a trazer uma perspectiva mais ampla a respeito da saúde do homem e o câncer. Se você quer saber mais sobre os desafios que enfrentamos para cuidar do bem-estar e saúde masculinos, me acompanhe no Instagram ou Facebook. Sempre falo sobre esses assuntos por lá!