Você está visualizando atualmente Laparoscopia – Riscos e complicações

Laparoscopia

>>

Riscos e complicações

Apesar de os procedimentos videolaparoscópicos terem se mostrado muito seguros, como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos e potenciais complicações. A segurança e as taxas de complicação são semelhantes quando comparadas às da cirurgia aberta. Os riscos potenciais incluem:

Hemorragia: perda de sangue durante esse procedimento é geralmente menor e uma transfusão é necessária em menos de 5% dos pacientes. Antes de algumas cirurgias, o cirurgião irá solicitar do paciente um exame (tipagem sanguínea) no Banco de Sangue do hospital em que fará a cirurgia. Este exame deverá ser colhido cerca de 3 dias antes da cirurgia.

Infecção: Todos os pacientes são tratados com antibióticos, por via intravenosa, antes de iniciar a cirurgia, para diminuir a chance de infecção (antibioticoterapia profilática). No caso de se desenvolverem sinais ou sintomas de infecção após a cirurgia (febre, drenagem das incisões, frequência urinária, dor ou qualquer outro desconforto), o paciente deve estabelecer contato imediato com o médico responsável pela cirurgia.

Lesão de órgãos e tecidos: Embora raro, o eventual prejuízo de órgãos e tecidos circundantes, incluindo intestino, estruturas vasculares, baço, fígado, pâncreas e vesícula biliar, pode exigir nova cirurgia. O tecido cicatricial pode também formar aderências. Lesões podem ocorrer nos nervos ou músculos devido a esse posicionamento circundante.

Hérnia: Hérnias nos locais de incisão ocorrem muito raramente, quando essas incisões são fechadas com cuidado.

Conversão para cirurgia aberta: O procedimento cirúrgico pode requerer a conversão para a operação convencional (aberta), no caso de eventuais dificuldades durante o procedimento de laparoscopia, o que poderá levar a um período de recuperação mais longo.

Vazamento de Urina: Normalmente esses vazamentos ocorrem por pouco tempo; mas em alguns casos podem demorar e, em raras ocasiões, exigirem cirurgia adicional.

Este post tem 2 comentários

1. SAÚDE

Olá! Gosto muito de seus artigos, sempre com novidades para agradar as pessoas, parabéns.

1. Pedro Romanelli

Agradeço o comentário. Teria algum tema que gostaria que falássemos aqui?