Tenho Câncer e agora?
– Recebendo o diagnóstico: Para muitos, este é um momento emocionalmente difícil e, por isso, sentimentos como raiva, medo, choque e descrença são normais. Provavelmente, o paciente precisará de algum tempo para absorver e compreender seu diagnóstico e as opções de tratamento disponíveis para o seu caso.

– Lidando com a doença: As pessoas lidam com o câncer como lidam com muitos outros problemas na vida – cada uma à sua maneira. Com tempo e prática, a maioria dos pacientes encontra meios de continuar com seu trabalho, hobbies e as relações sociais. Encontram novas ou diferentes formas de viver suas vidas ao máximo.

– Saiba o máximo que puder sobre seu tipo de câncer e os tratamentos disponíveis. Algumas pessoas sentem que, com informações adequadas, têm mais controle sobre o processo de tratamento e aceitação da doença.

-Expresse seus sentimentos. Esconder os sentimentos pode fazer com que fique mais difícil lidar com eles.

– Cuide de si próprio. Tire um tempo para fazer algo  de que você goste todos os dias, como cozinhar seu prato favorito, bater papo com um familiar ou amigo, assistir a um filme, meditar, ouvir sua música favorita ou fazer qualquer outra coisa que você realmente gosta.

– Faça exercícios. Se tiver condições clínicas e o médico concordar, inicie um programa de exercícios leves, como caminhada, ioga, natação ou alongamento. O exercício pode ajudá-lo a se sentir melhor.

– Procure outras pessoas. É difícil para qualquer um lidar com o câncer sozinho. Aceite a ajuda de seus familiares, amigos ou organizações de apoio. Eles diminuem a sensação de solidão, compartilhando seus medos, esperanças e sucessos.

– Tente focar naquilo que você pode controlar e não no que você não pode. Se manter esperançoso pode melhorar sua qualidade de vida.

– Observe sinais de depressão. Você pode estar deprimido se:  O seu tempo de luto dura semanas e não parece melhorar com o tempo.

Você tem se sentido inútil ou sem esperança.

O seu luto está provocando problemas em suas atividades diárias.

– Obtendo ajuda: Algumas pessoas têm vergonha ou medo de admitir que estão deprimidas. É importante  saber que a depressão pode ser provocada pelas alterações químicas que vem junto com o câncer. Ela não é um sinal de fraqueza, não é culpa de ninguém. A depressão pode ser tratada com medicamentos, psicoterapia ou ambos. O tratamento para a depressão ajuda o paciente a se sentir melhor e a recuperar a sensação de controle e esperança no futuro. Converse com seu médico se você tiver dúvidas ou preocupações sobre a depressão.