Você está visualizando atualmente Sangue na urina, o que pode ser?

Sangue na urina, o que pode ser?

Você sabia que a urina é um importante indicador de saúde? Por isso é preciso ficar atento ao seu aspecto. Chamamos de hematúria a presença de sangue na urina. Normalmente, quando isso ocorre é sinal de algum problema no organismo.

Os rins filtram cerca de 190 litros de sangue por dia e, em média, 1 milhão de hemácias (células sanguíneas) são eliminadas pela urina sem que haja uma alteração de sua cor. O normal é contar (com ajuda de um microscópio, é claro) até 5 hemácias por campo em uma gota de urina. Quando esse limite é ultrapassado, temos um quadro de hematúria. Ela pode ser identificada a olho nu, quando a água do vaso sanitário fica rosa claro ou vermelho vivo, ou ser detectada somente por meio de um exame de urina específico.

A presença de sangue na urina pode ser sinal de doenças do trato urinário, como inflamações, infecções (cistites) ou cálculos renais. É normal que o sangue tenha origem de um problema nos rins, ureteres ou bexiga. Mas um aumento da próstata, que é muito comum depois dos 50 anos de idade, também pode ser a causa.

É comum ainda a presença de sangue na urina depois de procedimentos recentes no trato urinário como biópsia de rim ou cauterização. Distúrbios de coagulação, como no caso de pacientes hemofílicos, também podem levar à hematúria.

Mas é preciso ficar alerta porque o sangue na urina pode também indicar problemas mais graves como câncer de bexiga, rim ou próstata; insuficiência renal ou doenças auto-imunes, como o lúpus.

Febre, suores noturnos e cansaço constante também podem estar relacionados à causa do problema. Mas a anormalidade deve ser sempre investigada mesmo que o paciente não esteja sentindo outros sintomas. Fique atento e observe se a urina fica vermelha no começo ou apenas no final da micção. Isso pode ajudar o médico no diagnóstico.

Em caso de sangue, espuma e alterações substanciais da cor e odor da urina, procure por um urologista de sua confiança para fazer uma avaliação adequada.

Este post tem um comentário

1. PEDRO LIBRALON

Dr. Pedro,Parabéns, pela exposição do assunto.
    O Dr. tem colega urologista para indicar em São Paulo – Capital??
    Obrigado.