Novembro Azul alerta para o câncer que mais mata os homens brasileiros

Novembro Azul alerta para o câncer que mais mata os homens brasileiros

Segundo dados recentes divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados já em estágios avançados, quando os recursos terapêuticos são escassos e as chances de cura infinitamente menores.

O número preocupa, já que estamos falando de 20% em um universo de 68 mil casos previstos para 2018, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). E o pior é que isso está totalmente atrelado à falta de informação e ao preconceito, questões que ainda impedem o homem de ir ao médico regularmente e fazer os exames preventivos.

Mas não há exceção: todo homem, a partir dos 45 ou 50 anos, conforme histórico familiar, deve procurar o urologista para fazer os exames de toque e de dosagem do PSA, usados para identificar alguma alteração na próstata. Quando o problema é detectado no início, as chances de cura vão de 80% a 90%.

E é justamente essa a importância de campanhas como o Novembro Azul. Atacar o problema por meio da conscientização e da informação.

Por isso, o lema deste ano é: “Seja o Herói da sua Saúde. Oriente-se sobre o câncer de próstata e procure um urologista”. Quanto maior a divulgação e mais se falar sobre isso, mais os homens criarão coragem de vencer o preconceito.

Então, faça parte você também! Se conscientize e compartilhe saúde! No infográfico abaixo, você encontra tudo o que precisa saber sobre a doença. Leia, faça o download e envie para os seus amigos e familiares:

Deixe uma resposta

Fechar Menu