Hospital das Clínicas da UFMG oferece pré-natal para homens

Hospital das Clínicas da UFMG oferece pré-natal para homens

Então você vai ser papai. Que boa notícia! E o pré-natal, já começou?
Se você estranhou a pergunta, saiba que o pré-natal masculino existe e está disponível em Belo Horizonte, no Hospital das Clínicas da UFMG. Inspirada numa estratégia normatizada desde 2011 pelo Ministério da Saúde, a iniciativa busca estimular a população masculina a realizar um conjunto de exames preventivos durante a gravidez da parceira.

A ideia é aproveitar o período da gestação para inserir os homens na prática do autocuidado, uma vez que, por questões sobretudo culturais, eles buscam menos o auxílio médico que as mulheres. O programa também busca chamar a atenção dos pais para o fato de que o pré-natal é responsabilidade do casal e não apenas dos pais. A detecção precoce de doenças tanto no pai, quanto na mãe traz ainda benefícios que se refletem na criança. O parceiro que não sabe que tem sífilis, por exemplo, pode transmiti-la à gestante durante as relações sexuais desprotegidas. A grávida, por sua vez, pode contaminar o feto,  o que traz consequências como má-formação, surdez e cegueira.

A avaliação paterna inclui exames de sangue, como os de glicemia e colesterol, sorologias diversas; avaliação de peso, entre outras, que agora podem ser realizados pelos companheiros paralelamente ao atendimento da mulher grávida no Ambulatório de Obstetrícia do HC-UFMG.

Os homens também são orientados em relação a aspectos gerais da gravidez e ao cuidado com o recém-nascido, deixando de ser apenas acompanhantes para se tornar participantes e protagonistas de todos os momentos da gestação. 

O vídeo abaixo mostra como funciona o serviço na prática. Veja só:

Deixe uma resposta

Fechar Menu