Você está visualizando atualmente Hiperplasia benigna da próstata: o que é e como se trata

Hiperplasia benigna da próstata: o que é e como se trata

O crescimento contínuo da próstata é algo comum nos homens ao longo dos anos. No entanto, este fenômeno pode se tornar um problema, que afeta o sistema urinário, conhecido como hiperplasia benigna da próstata (HPB). É o tumor mais frequente em homens a partir dos 50 anos de idade.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que 50% dos homens apresentam algum grau da HPB após os 50 anos e mais de 30% deles necessitarão tratamento durante a vida.

HPB por faixa etária

25% – Dos 40 a 49 anos

80% – Dos 70 a 79 anos

*Dados retirados aqui.

Em alguns casos, inclusive com confirmação por meio de biópsia, a doença é assintomática. Em outros relata-se os seguintes sintomas:

• Dificuldade de urinar;
  • Jato urinário fraco;
  • Gotejamento no final
  • Micção em dois tempos
  • Sensação de que a bexiga ainda precisa ser esvaziada;
  • Idas frequentes ao banheiro durante a noite;
  • Vontade incontrolável de urinar;

Em casos mais avançados a HPB também pode provocar:

• Sangue na urina;
  • Infecção urinária de repetição
  • Cálculos na bexiga;
  • Retenção urinária;
  • Insuficiência renal

A detecção é feita por um urologista através do exame de toque, histórico de sintomas e exames complementares, como o de urina, PSA (sigla de antígeno prostático específico, em inglês), ultrassonografia das vias urinárias e urofluxometria (mede a força do jato urinário e o tempo de esvaziamento da bexiga).

Inicialmente, o tratamento consiste na vigilância da HPB: são realizados exames periódicos para avaliar o quadro desde a última consulta. Quando os sintomas estão afetando a vida do paciente, o médico pode recomendar remédios para aliviá-los e retardar o crescimento da glândula.

Caso o tratamento medicamentoso não surta efeito, o médico avalia a necessidade de uma cirurgia. Tudo dependerá da idade do paciente e da agressividade do próprio tumor. Pode ser realizada a remoção parcial ou total da próstata. Atualmente, já existem técnicas minimamente invasivas, como a laparoscopia e a cirurgia robótica, que garantem menor agressão ao tecido da região, garantindo menos dor e recuperação mais rápida no pós-operatório. Outra opções de tratamento, especialmente em caso de metástase, são a radioterapia, a quimioterapia e a hormonioterapia.

A idade é o maior fator de risco para desenvolver a HPB. Para prevenir a doença, recomenda-se adotar hábitos de vida mais saudáveis: exercite-se regularmente e dê preferência para uma dieta rica em frutas, verduras e legumes. Consulte um urologista de sua confiança regularmente.