Como é a recuperação após a cirurgia robótica?

Como é a recuperação após a cirurgia robótica?

Depois do período intenso da bateria de exames e, confirmado o diagnóstico do câncer de próstata e consequente recomendação de tratamento de remoção do tumor, uma pergunta frequente dos pacientes é como é o pós-operatório da cirurgia de prostatectomia. Muitos homens se preocupam, especialmente, com a continência urinária e a potência sexual.

Normalmente, a pessoa tratada vai embora no dia seguinte ou, no máximo, dois dias depois do procedimento cirúrgico. A recuperação gira em torno de 10 dias. Neste período o paciente fica com uma sonda na bexiga. No pós-operatório da cirurgia robótica, procedimento minimamente invasivo, o paciente sente menos dor; além de correr menos risco de complicações durante o procedimento, o que garante recuperação mais rápida.

O paciente pode voltar a se alimentar no mesmo dia e é  recomendado que ele não permaneça acamado. Caminhar ajuda na recuperação porque melhora a tonicidade dos músculos, evita a formação de coágulos e melhora o início do trânsito intestinal. Além disso, o cansaço propicia um sono mais tranquilo. É recomendado que ele fique de 10 a 15 dias sem dirigir e um mês sem fazer atividades físicas de grande esforço.

Há estudos que apontam que a cirurgia minimamente invasiva permite uma recuperação mais precoce da continência e da potência sexual, mas é preciso paciência. Normalmente, a sonda da bexiga é removida no 100° dia após a cirurgia. O paciente passa a urinar espontaneamente. Se não há trauma no esfíncter, o paciente consegue controlar sua micção.

Em relação à ereção, homens que tinham função plena antes da cirurgia tendem a se recuperar mais rapidamente. Em tese, o homem fica apto às relações sexuais a partir de 45 dias após a cirurgia.

É importante respeitar o tempo de cada pessoa; a recuperação é um processo individual.

E lembre-se que quanto antes for realizado o diagnóstico, maior a chance de cura. Faça os exames preventivos do câncer de próstata periodicamente.

 

Leia mais: 

Deixe uma resposta

Fechar Menu