Você está visualizando atualmente Cirurgia robótica avança no Brasil

Cirurgia robótica avança no Brasil

Presente em Belo Horizonte desde setembro do ano passado, a cirurgia robótica em, Minas, acaba de ganhar importante reforço com a aquisição, pela Rede MaterDei de Saúde, do robô Da Vinci Xi. Trata-se da versão mais avançada da série de robôs Da Vinci. As primeiras cirurgias urológicas realizadas com essa plataforma aconteceram em agosto e, nos próximos dias, outras áreas, como cirurgia geral e ginecologia, também devem iniciar procedimentos.

Toda essa movimentação de hospitais e, consequentemente, a ampliação da oferta da tecnologia, atrai a atenção dos pacientes, sempre em busca de opções mais modernas e satisfatórias de tratamento. Porém, como se trata de um procedimento ainda não coberto pelos planos de saúde, fica a dúvida: vale a pena investir em uma cirurgia de custo elevado?

Câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no país; atrás apenas do câncer de pulmão

A cirurgia robótica têm se transformado na primeira escolha de pacientes e hospitais pelo custo-benefício. Um estudo australiano da Royal Brisbane & Womens’s Hospital concluiu que, apesar de a cirurgia aberta e a robótica apresentarem resultados similares, a primeira representa maior risco de dor e de perda sanguínea (3x mais) ao paciente. Isso leva a um risco maior de complicações durante a cirurgia, além do tempo mais longo de internação e recuperação.

Na cirurgia robótica são feitas pequenas incisões, que reduzem a chance da necessidade de transfusões. Outros estudos sugerem, ainda, que, nesse método, há uma menor demanda pela complementaridade do tratamento com radioterapia depois da prostatectomia (retirada total ou parcial da próstata). Há, ainda, o benefício estético, já que a cicatriz fica menos visível. Quando se avalia o custo global, portanto, a cirurgia robótica tem valor equivalente ao da cirurgia aberta.

Se diagnosticado precocemente, a chance de cura do câncer de próstata é de 90%

Existem atualmente cerca de 31 equipamentos em atividade no Brasil e tendência é de crescimento na adoção da técnica, apontando para sua futura popularização.

VANTAGENS Entre as inúmeras vantagens da cirurgia robótica também podemos citar:

1- Maior precisão

O robô permite movimentos para além da capacidade humana, como rotações 360º, reduz tremores comuns das mãos, proporciona a maior nitidez do local a ser operado e ainda analisa até mil sinais por segundo do paciente.

2- Procedimento menos invasivo

É um procedimento menos agressivo ao organismo do paciente, com menores incisões e traumas.

3- Menos dor

Por agredir menos os tecidos da região, com cortes bem menores, representa menos dor no pós-operatório.

4- Menos complicações

Estudos comprovam que a técnica representa menor risco de infecções e sangramento, que podem demandar transfusões.

5- Recuperação mais rápida

Cortes menores cicatrizam mais cedo e quanto menor a chance de complicações durante o procedimento, menos tempo de internação e recuperação mais rápida. Assim, o paciente retorna às suas atividades em menor prazo.

É sempre importante lembrar que quem opera é o médico: é a experiência dele que determina o sucesso do procedimento. A tecnologia só potencializa a capacidade do profissional.