Você está visualizando atualmente Aumento da próstata: tire todas as suas dúvidas

Aumento da próstata: tire todas as suas dúvidas

O crescimento da próstata é uma condição chamada hiperplasia prostática benigna. Apesar do nome complicado, o aumento de volume nesse local é uma coisa natural e que faz parte do processo de envelhecimento de todo homem.

Não é difícil de entender: a próstata é uma glândula que tem o tamanho aproximado de uma castanha. É ela que produz o fluido que, junto com os espermatozóides, constitui o sêmen. Com o passar dos anos, há uma multiplicação benigna das células prostáticas, e é isso o que faz com que a glândula cresca.

Isso não é um sinal de câncer e nem aumenta o risco de o homem desenvolver a doença na próstata, ok? Toda semana eu atendo algum paciente que chega muito assustado ao consultório pensando isso, e o alívio vem logo após essa explicação que acabei de dar. Mas é óbvio que essa avaliação deve ser feita pelo médico, já que podem haver outros motivos para o crescimento da próstata.

É quando nós, médicos, percebemos que ainda falta muita informação para esse público. Portanto, aqui vão as respostas das perguntas que mais me fazem sobre esse assunto:

– Doutor, se este crescimento é normal, então eu nunca vou sentir nada? Não preciso me preocupar? 🤔

Não é bem assim. À medida que a glândula cresce, ela pressiona a uretra e causa problemas ao urinar, na bexiga e na uretra também. É preciso identificar corretamente o problema e avaliar qual a melhor forma de tratar.

– Então o que eu posso sentir? Quais são os sintomas? 🤔

O primeiro é a dificuldade para urinar. O jato urinário fica mais fino e perde a potência, o que leva a pessoa a fazer um esforço para vencer a passagem comprometida pela compressão.

O segundo é a redução da capacidade de a bexiga reter urina. Ou seja: a vontade de urinar aparece com mais frequência, principalmente à noite.

Outros sintomas são fluxo de urina fraco ou em gotas e sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada.

– E isso pode causar alguma complicação? 🤔

Pode. Infecção urinária e insuficiência renal.

– O que eu devo fazer, então? 🤔

Em caso de os sintomas aparecerem, procurar um médico para obter o diagnóstico e o tratamento adequado. Fora isso, algumas dicas bem simples também podem ajudar, como praticar exercícios físicos regularmente, ir ao banheiro imediatamente quando surgir a vontade de urinar e esperar até conseguir esvaziar completamente a bexiga.

Ah, e evitar beber líquidos à noite, especialmente bebidas alcoólicas ou com cafeína. Elas podem afetar o tônus muscular da bexiga e estimular os rins, o que vai provocar ainda mais vontade de urinar.

– Precisa de cirurgia? 🤔

Não necessariamente. A escolha do tratamento é individual e se baseia na gravidade dos sintomas, na dimensão do impacto na vida diária e na presença de qualquer outra eventual doença.

O médico pode receitar alguns medicamentos como bloqueadores alfa 1, finasterida e dutasterida, que levam de três a seis meses para acabar totalmente com os sintomas.

Já a cirurgia é indicada para casos mais graves, que apresentem sintomas como sangue recorrente na urina, infecções recorrentes no trato urinário, insuficiência renal e cálculos vesicais.

– E se eu precisar de uma cirurgia, qual seria o melhor procedimento? 🤔

Isso também varia. A escolha se baseia na intensidade e gravidade dos sintomas e no tamanho e forma da glândula prostática. Somente um urologista pode indicar qual é a melhor alternativa de cirurgia, caso ela seja mesmo necessária.

– Mas, doutor, eu já li que aumento na próstata causa febre e muita dor. Qual é a diferença? 🤔

Quando esses sintomas estão associados, o diagnóstico, provavelmente, é outro. Pode ser, por exemplo, prostatite, que é o inchaço e a inflamação da próstata. Ela sim causa febre e dor na virilha, na área pélvica, no pênis ou nos testículos.

Bom, é isto. Restou alguma dúvida? Se sim, mande nos comentários que eu respondo também. Informação é saúde!

 

Deixe um comentário